UM CAMINHO DE PALAVRAS








Sem dizer o fogo – vou para ele. Sem enunciar as pedras, sei que as piso – duramente, são pedras e não são ervas. O vento é fresco: sei que é vento, mas sabe-me a fresco ao mesmo tempo que a vento. Tudo o que sei, já lá está, mas não estão os meus passos nem os meus braços. Por isso caminho, caminho, porque há um intervalo entre tudo e eu, e nesse intervalo caminho e descubro o meu caminho.


Mas entre mim e os meus passos há um intervalo também: então invento os meus passos e o meu próprio caminho. E com as palavras de vento e de pedras, invento o vento e as pedras, caminho um caminho de palavras.


                              Caminho um caminho de palavras
                              (porque me deram o sol)
                              e por esse caminho me ligo ao sol
                              e pelo sol me ligo a mim

                              E porque a noite não tem limites
                              alargo o dia e faço-me dia
                              e faço-me sol porque o sol existe

                              Mas a noite existe
                              e a palavra sabe-o.



António Ramos Rosa, Sobre o Rosto da Terra



5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a poesia e a reflexão num elevado nível - bonita escolha - super!
bj c.

6/8/06 11:50 da manhã  
Blogger Belinha Fernandes said...

Mas é claro!Então é daí que conheço a placa.É muito curiosa a designação.Devo ter passado por ela dezenas de vezes e de tal forma se tornou normal que deixei de conseguir situá-la.Pois hoje a Figueira está igualmente tórrida.Ontem a praia estava óptima mas hoje não tenho sequer coragem de meter o pé na rua...Fico contente por teres gostado do blog.Faz-se o que se pode!:-)

6/8/06 2:03 da tarde  
Blogger P said...

camino de palabras, palabras de viento, viento fresco ... que el recorrido nunca tenga límites, sea hecho de noche o a pleno sol

6/8/06 10:16 da tarde  
Blogger Manuel Tendero Gil said...

preciosas fotografias un saludo

7/8/06 11:42 da tarde  
Blogger M. said...

Não queres participar no Jogo Fotodicionário? Explicação em Palavra Puxa Palavra www.outrostemas.blogspot.com

8/8/06 12:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home